Rádio Muzangala

FOLIÕES NO CUANDO VÃO À RUA PELA PRIMEIRA VEZ APENAS HOJE

 FOLIÕES NO CUANDO VÃO À RUA PELA PRIMEIRA VEZ APENAS HOJE

Em declarações ao Jornal de Angola, a directora provincial da Cultura e Turismo, Celita Amorim, explicou que o desfile provincial estava programado para segunda-feira, mas apenas cinco dos nove grupos que correspondem aos municípios que compõem a província estavam em Mavinga, localidade que vai acolher o Entrudo.

Até ontem, Celita Amorim disse que a par do grupo carnavalesco do município anfitrião, Mavinga, conseguiram chegar até à capital do Cuando os foliões do Cuito Cuanavale, Xipundo, Rivungo e Dima.

A responsável acrescentou que estavam com dificuldades de chegar a Mavinga os grupos dos municípios do Dirico, Mucusso, Luengue e Luiana, uma vez que as chuvas fortes que caem na província agravaram ainda mais o mau estado das vias de acesso.

Celita Amorim disse que o governo do Cuando colocou à disposição um camião para o transporte dos grupos carnavalescos dos restantes oito municípios que se encontram no interior da capital da província, tendo em vista o estado actual de degradação avançado das vias de acesso.

A nossa fonte referiu que devido às viagens que o camião foi fazendo, o mesmo avariou no momento que estava a recolher os grupos dos municípios do Dirico e Mucusso, para posteriormente apoiar os foliões do Luiana e Luengue, sendo localidades que distam a mais de cerca de 200 quilómetros da sede municipal de Mavinga.

A directora provincial da Cultura e Turismo assegurou que mesmo que os grupos carnavalescos dos municípios do Dirico, Mucusso, Luengue e Luiana não chegarem a tempo, o desfile provincial vai realizar-se hoje com apenas os cinco grupos que estão em Mavinga.

Para a primeira edição do Carnaval no Cuando, foram apurados apenas nove grupos na classe de adulto dos municípios que compõem a província, institucionalizada no dia 28 de Dezembro no quadro da nova Divisão Político-administrativa.

Celina Amorim apelou aos grupos carnavalescos concorrentes para darem o seu melhor para que o desfile provincial do Carnaval no Cuando possa alcançar o êxito desejado e dignificar a cultura local,que é rica em termo de danças, músicas e trajes tradicionais.

Sem revelar o valor dos prémios, destacou que nesta primeira edição do desfile provincial do Cuando espera-se uma disputa renhida, tendo em vista a experiência dos grupos carnavalescos que já dançam há muitos anos e preservam bem os hábitos e costumes da região.

O post FOLIÕES NO CUANDO VÃO À RUA PELA PRIMEIRA VEZ APENAS HOJE apareceu primeiro em Rádio Muzangala.

Generated by Feedzy
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE